O meu pai costumava dizer assim: “Você não pode vencer os brancos em nada. Nunca. Mas você pode nocauteá-los. Se você tiver 6 e ele tiver 5, ele vence. Se você é negro, não pode deixar a decisão ir para o juiz. Porque você vai perder. Não importa o quanto você tenha batido no outro [lutador]”.
Larry Holmes versus Gerry Cooney é o exemplo perfeito da VIDA. Larry Holmes meteu a porrada no Gerry Cooney por 11 assaltos. Ele o nocauteou no 11o assalto, e a luta terminou. O Gerry estava sangrando muito, apanhou a luta inteira. Quando foram olhar as pontuações dos juízes, Larry Holmes estava PERDENDO a luta. Se ele não tivesse nocauteado o outro, teria perdido o título.
E essa é essencialmente a experiência do negro. Você é sempre negro, e sempre vai haver uma reação exagerada, de uma maneira ou de outra. Hahaha. A respeito da sua presença. Seja boa ou má.
Só por deixarem o Jackie Robinson (primeiro jogador negro de baseball profissional, iniciou a carreira na liga principal em 1947) jogar, não quer dizer que o baseball é igual para todos. Estatisticamente, o baseball não foi igual até os anos 70. E por que eu digo anos 70? Porque, foi quando começamos a ver jogadores negros RUINS.
A verdadeira igualdade, é a possibilidade de ser tão ruim quanto o homem branco. Este é o sonho do Martin Luther King tornado realidade. É poder ser ruim.
Eu vejo as cerimônias do Oscar. Ok, essas são as pessoas que fizeram os filmes bons. Onde estão as pessoas que fizeram os filmes ruins ? Eles são a maior parte da indústria.
Eu quero ser como eles! Não que eu queira ser ruim. Eu quero a licença para ser ruim e ter a chance de voltar a atuar. A licença de aprender.